Novidades Revit® 2014

Arquitetura

Deslocação de elementos - Vistas Explodidas 3D


Opção de vistas “explodidas” configuráveis Estas vistas podem ilustrar os elementos do modelo e as suas relações com o modelo como um todo. Estas podem ser definidas em vistas 3D (ou em perspetiva) podendo os objetos serem movimentados através dos 3 eixos (X, Y e Z) numa determinada distância, sendo também possível marcar o deslocamento através da utilização de um tracejado a representar o mesmo. Permite, assim, criar modelos informativos muito uteis.

Propriedades, Explorador do Projeto, Explorador de Sistemas agora ancoráveis
Possibilidade de combinar as múltiplas janelas através de uma única janela com separadores, facilitando assim o acesso a cada uma delas sem haver a necessidade de estarem constantemente aberta, ocupando área de desenho.

Configuração da Ação de Duplo Clique
Na continuidade do que tem sido implementado nas últimas versões, é possível a partir de agora configurar as ações de duplo clique, seja para edição de famílias, para edição de assemblagens, editar perfis, etc. Esta configuração é facilitada através de uma caixa de diálogo.

Interoperacionalidade
Sempre com o objetivo claro de uma melhoria constante no Workflow de desenvolvimento de projeto, onde a troca de ficheiros entre especialidades e, por consequência, necessidade de alteração das extensões dos ficheiros, foram implementadas melhorias na exportação para IFC, DWF®, DWG®/DXF®, e melhorias nos “Layer Standards”. Foram também efetuadas melhorias na importação de IFC e DWG®/DXF®. Uma novidade também interessante é a possibilidade de importar e converter sólidos 3D em elementos Revit 3D.

Editor de Materiais
Mais uma vez o Editor de Materiais sofre alterações. No entanto, e para quem conhece a alteração efetuada na versão 2013, as atuais resultaram numa melhor organização e simplificação da criação e configuração dos materiais, apesar de  continuamos a ter de utilizar os “assets”, mas tornam-se mais simples de duplicar, criar e editar.

Produtividade
Foram acrescentadas novas ferramentas que aumentarão a produtividade e o desenvolvimento de algumas operações de mais difícil obtenção ou, em algumas situações, inexistentes. Entre elas destaco a alteração da ordem de imagens, o alinhamento de padrões em superfícies divididas, etiquetas de materiais em vistas 3D bloqueadas.

Regiões de corte (Crop Regions) não retangulares
Finalmente… finalmente!!
Plantas e detalhes com limites não regulares… pois! Consequência? Claro está, melhora a apresentação e os layouts, mais facilidade na organização de detalhes.

Tabelas
É verdade… também! Podem ler novamente o tópico; melhorias nas tabelas!
Formatação de tabelas e texto com mais opções, capacidade de adicionar imagens nos cabeçalhos das tabelas, novas opções de configuração gráfica das tabelas, melhorias no acesso aos dados disponibilizados pelo modelo são algumas das melhorias.
Mas estamos no bom caminho…
 
Seleção de Objetos ou Grupo de Objetos
Agora selecionar objetos torna-se mais simples com as novas opções de seleção, ou seja, novos auxiliares de seleção.
Foram disponibilizados novos filtros de seleção, seja poder ignorar elementos de Links, elementos em “Underlay”, selecionar um objeto pela sua face e não pela sua aresta, ignorar elementos bloqueados (“Pin”).
Estas opções veem simplificar os processos de seleção múltipla.

Alçados recortados
Chegou aos Alçados…
Podemos agora manipular a linha do plano de corte dos alçados, tal como nos cortes, permitindo, assim, realizar vistas mais complexas ou excluir elementos dos mesmos.

View templates” temporários
Quem já tinha dado por falta dessa necessidade? Confesso: eu sim!
Agora temos a possibilidade de aplicar modelos de vista mas de forma temporária, com a possibilidade de efetuarmos qualquer alteração no mesmo sem que essas sejam gravadas no modelo e sem afetar a vista quando da impressão.

Melhoria na Performance Gráfica
Quem não desesperou com a lentidão em fazer alguns comandos quando a vista tem as sombras ligadas ou outros efeitos? Pois bem…
É possível desligar os efeitos gráficos durante a execução dos comandos Pan, Orbit e Zoom, melhorando desta forma a performance.
 
Escadas e Guardas
Melhorias há muito aguardadas das novas ferramentas de escadas e guardas da versão 2013… Entre elas:
  • linha de localização com múltiplas opções (ex: centro, esq. dir. etc);
  • dimensões temporárias durante o desenho da escada;
  • representação da escada melhorada;
  • novas opções permitem personalizar a ligação com outros elementos como lajes;
  • melhorias na manipulação direta dos patamares das escadas;
  • melhorias várias na modelação das guardas;

Nuvens de Pontos
Apesar de ainda pouco utilizado no nosso país, também verificaram-se melhorias quando da utilização de levantamentos de pontos. Assim, foi integrado um novo motor de gestão das nuvens de pontos, disponibilizando assim novas opções, nomeadamente snap para pontos e deteção de planos. Novas opções para controlo da visualização também foram incluídas.
 
Dimensões alternativas
Agora também é possível a representação simultânea da unidade principal de cotagem e, agora, também permite uma unidade de cotagem alternativa.

 


Especialidades

Terminais de Ar aplicados nos Ductos
Agora é possível a colocação de terminais diretamente nos ductos, bem como foi acrescentado novo conteúdo de terminais. Foram efetuados melhorias no cálculo de dimensionamento considerando o caudal.
Constrangimentos angulares
Um novo constrangimento foi adicionado aos objetos: restrição dos ângulos disponíveis quando da adição ou modificação de elementos. Agora os ductos, condutas e caminhos de cabos passam a poderem ser restringidos por valores incrementais, ou específicos. As tubagens podem ser constrangidas apenas por valores específicos.

Possibilidade de Inserção de Topos de Fim de Ductos
Agora é ainda mais simples de aplicar “tampas” de ductos, podendo aplicar-se a todos os topos abertos de forma automática. Da mesma forma, passa a existir a possibilidade de os aplicar nas preferências de modelação, em ”Routing Preferences”.
 
Tabelas de controlo internas
As tabelas de controlo (Lookup Tables) passam a estar na família, deixando de ser necessário utilizar os ficheiros CSV externos. Podemos importar, exportar ou apagar as tabelas de controlo.
 
Cálculo melhorado para Ductos e Tubagens
Foi disponibilizado o dimensionamento na API, permitindo assim a capacidade de usar cálculos independentemente da região. Foram também melhorados os cálculos dos ductos (possibilidade de incluir um método de perda de pressão por ducto e acessórios. Foram disponibilizadas ferramentas para validação dos cálculos realizados.

Modelos para Águas Residuais
Através do modelo de águas residuais, a modelação do sistema de águas e esgotos é agora mais fácil. Este novo modelo suporta drenagem de águas pluviais, águas residuais, entre outros sistemas. Com o objetivo de obtenção de um modelo mais eficiente estão agora disponíveis vistas especificas para o projeto dessa especialidade.

Possibilidade de Divisão de Sistemas
É agora possível dividir sistemas grandes em conjuntos menores (sistemas individuais). Esta divisão torna os sistemas mais facilmente manuseáveis de forma mais simples um sistema pode ser uma coleção de várias redes físicas separadas. Esta nova ferramenta só está disponível quando existem várias redes físicas dentro do sistema selecionado. Foi também disponibilizado um novo menu de conteúdos e explorador de sistemas.

 
 Estabilidade

Modelo analítico
Nesta versão, o modelo estrutural analítico foi melhorado em áreas diferentes. Essas melhorias podem ser confirmadas através da possibilidade maior controlo sobre o modelo analítico e uma melhor visibilidade do mesmo. Foram implementadas melhorias no ajuste do modelo analítico em paredes. Este maior controlo sobre os modelos analíticos são também conseguidos graças aos filtros por nós e conecções. É também possível anotar os modelos analíticos através de etiquetas identificativas dos nós com a ferramenta “Tag All Not Tagged”. Temos também tabelas mistas de elementos analíticos e físicos.

Armaduras e Reforços
Existe um novo recurso nas configurações dos reforços que permite incluir “ganchos” na definição da forma dos vergalhões. Com esta nova opção, esses ganchos não influenciam a forma dos vergalhões. Esta possibilidade melhora a definição de códigos de acordo com normas europeias.
Esta nova funcionalidade permite também arredondamentos dos vergalhões estruturais (comprimentos da barra, comprimento do segmento da barra e reforço do tecido estrutural). Estas configurações podem ser definidas na caixa de diálogo “Reinforcement Settings”.

Armaduras: posicionamento, constrangimentos e personalização
Foram disponibilizados novos tipos de definições para as armaduras, bem como permite agora um maior controlo sobre a colocação dos elementos.

Etiquetas de Armaduras
Existe um novo tipo de etiquetas para multi-elementos: “Multi-Rebar Annotation”. Esta etiqueta permite inserir uma única etiqueta com mais informação.

Posição das Vigas e Cintas
Temos agora disponível um maior controlo sobre a localização dos elementos da estrutura; esses recursos estão disponíveis para vigas de aço e cintas.

Mudar a ordem do "Join Geometry"
Nova opção que permite alterar a ordem como se unem os elementos com o comando “Join Geometry”.

 
…e por último!
Reparou que o símbolo do Revit foi alterado? Não? Então volte atrás e confira!

1 comentário:

Maurício Gabriel disse...

Muito Legal, muito Obrigado!