Novidades Revit® 2013

Building Design Suite 2013
 
Com o aparecimento do Design Suite 2013, surge uma nova versão do Revit, que apenas é fornecido neste pacote, o Revit 2013, o que o diferencia é ser uma única versão multidisciplinar no qual se pode trabalhar na disciplina que nos interessa, trocando facilmente de modelo (template) de projeto e simplificando o trabalho multidisciplinar.
Templates multidisciplina
Menus diferenciados por disciplina

Revit Architecture 2013

Algumas novidades há muito aguardadas, vamos assim descrever as principais:
  • Escadas




Passamos a ter escadas com controlo dos elementos individualmente, dos patamares aos degraus, passando pela estrutura. Ferramentas de anotação melhoradas, setas de sentido, elementos ocultos, numeração de degraus.
  • Guardas

No seguimento das alterações na ferramenta de escadas também existem melhorias nas guardas, de forma a aumentarmos a flexibilização do projeto das mesmas.
  • Propriedades físicas dos edifícios

Atribua características aos edifícios e seus materiais para aumentar as capacidades de análise do comportamento energético do edifício, exportação para outras aplicações de cálculo térmico através de formato gbXML.


  • Novas formas de visualização
 
 Vistas interativas com modo Ray Trace. Apresentação de objetos RPC e iluminação em modo de vista realista. Imagens de fundo aplicáveis em todos os estilos visuais, mesmo em alçados e cortes. Controlo de transparências mais completo, correção de "anti-Aliasing"
 
 
  • Modelação de elementos pré-fabricados
 

Novas opções para gerir os elementos transformados em Partes (Parts). União, exclusão e restauro. Afastamento na divisão personalizável com perfis. Novas opções para criar vistas de assemblagens (Assemblies), inclusive em folhas de projeto. 

  • Modelos de vistas (View Templates)
Podemos criar agora novos tipos de modelos para vistas com opções de escolha por disciplina de forma a facilitar a gestão de projetos multidisciplinares e aumentar a flexibilidade de controlar a informação apresentada nas vistas.
 
 
  • Importação e Exportação
Melhorias na fidelidade da informação exportada para DWG, suporte de importação e exportação para DGN V8, exportação melhorada para DWF (ainda não exporta layers diretamente). Certificação do formato IFC v2x3, e add-in para exportar formato IFC v2x4.
 
 
  • Melhorias pedidas pelos utilizadores
Como resultado dos pedidos recolhidos no forum do AUGI, os utilizadores receberam o que pediram:
Dividir e repetir;
Melhorias na cotagem;
Procuras no Gestor de Projeto (Project Browser);
 
Linhas de Eixo mais flexíveis, multi segmentadas;
  • Melhorias gerais
Mais capacidade de configuração do Revit Server.
Maior performance na gestão de grandes projetos.
Revit Exchange, espaço para gerir as aplicações extra que correm no Revit.
Autodesk 360 Rendering (antigo projeto Neon).
Autodesk 360 Energy Analysis.
 
 
 



Revit Structure 2013

  • Modelo analítico melhorado

Novas opções permitem manipular as lajes em termos analíticos, controlar as aberturas, e a visibilidade dos nós.
  • Ligações analíticas

A criação de ligações analíticas (rigid links) vem permitir aumentar a qualidade do modelo exportado para o Autodesk Robot Structural Analysis Professional 2013. Estes elementos podem ser colocados manualmente e baseados em vários tipos definidos pelo utilizador.
  • Reforço de lajes

As novas opções de reforço de lajes permitem modelar a armadura criada no reforço por área ou por caminho e que anteriormente apenas era visível em vistas seccionadas da laje. Também existem opções para reforço por rede soldada.
  • Autodesk 360 Structural Analysis "Project Storm"

Nova ferramenta de cálculo de análises estáticas processado na "nuvem" retirando desta forma o peso do processamento à nossa máquina, e que permite ainda comparar cenários e soluções.



Revit MEP 2013
 
  • Predefinição das propriedades de sistemas
Foram desenvolvidos um conjunto de propriedades que podem ser atribuídas aos tipos de tubagens e ductos, de forma a haver um controlo prévio sobre as suas propriedades, facilitando a modelação e em especial as alterações sobre todo um circuito. Atribuição de materiais realísticos, segmentação predefinida, conexões preferidas.

  • Base de dados de conexões ASHRAE
 Passam a estar disponíveis especificações ASHRAE para os conectores de redes AVAC, ligações para ductos ovais, com "taps" e "tees".
  • Ponto para definição de espaço
Esta ferramenta é muito útil pois resolve um problema que era não se poder assignar um equipamento a um certo compartimento se ele não estivesse fisicamente lá contido, não é mais que uma pequena linha editável que vai resolver essa situação permitindo assim cálculos mais rigorosos e realistas.
  •  Segmentação entre taps 
Esta é outra funcionalidade importante, quando utilizávamos sistemas de ductos com "taps" o sistema não conseguia calcular corretamente os valores antes e depois do "tap" com esta nova versão passa a haver um "corte" virtual do ducto, reportando assim valores antes e depois do "tap" ao nível de caudal perda de carga e velocidade.

  • Linhas de centro MEP
Algo solicitado desde sempre, a possibilidade de automaticamente termos linhas de centro em ductos circulares, cá está ela com várias funcionalidades ao dispor, sempre na lógica Revit de  automaticamente estender as alterações em todo o projeto. 

  • Relatórios de perda de carga
Passam a estar disponíveis ferramentas que facilitam a extração de informação sobre as perdas de carga, facilitando o cálculo do ponto mais desfavorável nos projetos de águas.

  • Melhorias a pedido dos utilizadores
Prefixos para representação de diâmetro, de ductos circulares. Novas unidades para pendentes de tubulações, símbolos de subida e descida.
Conclusão

Uma nova versão traz sempre muitas expectativas para os utilizadores, para uns será sempre um copo meio cheio para os outros um copo meio vazio. Na nossa análise prévia ao Revit Architecture, temos a ferramenta de escadas e guardas como a grande evolução desta versão e que vem responder a algo que era solicitado já há algum tempo. Depois temos as novas formas de representação gráfica que vão trazer valor às nossas apresentações de forma simples e rápida, atentem na ferramenta de Ray-trace. Para quem trabalha com elementos pré-fabricados vale bem a pena analisar a utilidade dos "Parts" e "Assemblies" que a partir de agora se afirmam como elementos válidos para projetos com elementos pré-fabricados ou na fase de gestão de projeto construtivo para a criação de modelos "as construction" que representem fielmente o modelo a construir, facilitando a sua gestão e preparação. Também merecem uma chamada de atenção os pequenos melhoramentos em resposta aos pedidos dos utilizadores, e que visam aumentar a produtividade diária do nosso trabalho em Revit.


No Revit Structure, algumas novas ferramentas relacionadas com as armaduras e reforços, cálculo online e ligações analíticas que vão consolidar os nossos modelos em termos de cálculo e representação fiel da construção.


No Revit MEP, todos vão apreciar a nova linha de centro, novas opções para predefinição de sistemas de ductos e tubagens, cálculos de perda de carga e outras funcionalidades ligadas à análise e ao modelo energético.
 
Assim sendo pensamos que é uma versão para começar a utilizar desde já, aproveitando bem as suas novidades de forma a rentabilizarmos o investimento na mesma. Existem outras funcionalidades que temos referido noutros artigos ligadas à subscrição, como a interoperacionalidade com os outros softwares Autodesk, donde destacamos uma melhor ligação Revit » 3dsMAX, e Revit » Navisworks.